Ceva Saúde Animal promove saúde e bem-estar de colaboradores com ginástica laboral

Companhia farmacêutica conta com programa da Labor Fit para melhorar a satisfação e o desempenho dos funcionários.

Nascida em 1999, a Ceva Saúde Animal é uma empresa global focada em pesquisa e desenvolvimento de soluções para a saúde animal. A companhia possui centros farmacêuticos são localizados em diversos países — Brasil, França, Itália, Estados Unidos, México, Hungria, Tóquio, China e Argentina. Desenvolve mais de 175 produtos para a saúde animal.

Sempre preocupada com o bem-estar de seus colaboradores, a Ceva está em constante busca por aprimorar as condições de trabalho e melhorar a satisfação de sua equipe.

O desafio: preparar a equipe para uma rotina mais confortável

Em 2013, a companhia firmou parceria com a Labor Fit para implementar um programa de ginástica laboral. “Buscávamos uma forma de motivar nossos colaboradores e prepará-los para uma rotina mais confortável, visando sempre a saúde e o bem-estar”, conta Fernando Pinheiro, técnico de Segurança no Trabalho.

O desafio maior da companhia era conscientizar seus colaboradores da importância de manter hábitos saudáveis na operação e também na vida pessoal. Fernando Pinheiro conta que essa sempre foi uma preocupação. “Além de promover ações, nós também temos pesquisas anuais para investigar os resultados de percepção dos colaboradores em relação aos resultados”.

Foi então aplicada uma pesquisa para mapear os desconfortos sentidos pelos colaboradores e sensibilizá-los para o tema. Naquele momento, cerca de 85 profissionais foram ouvidos.  

Descobriu-se, por exemplo, que apenas 50,6% dos colaboradores praticavam atividades físicas. E mais: dos 44% que declararam não se exercitar regularmente, 45,9% disseram não o fazer por falta de tempo, 13,5% disseram não se sentir motivados ou não gostar e 16,2% não deram uma justificativa.  

A pesquisa também apontou que 72,6% das pessoas, naquele momento, sentiam algum tipo de desconforto. Entre os problemas mais citados, destacaram-se: dores nas costas (68,9%), nos ombros (60,7%), na nuca (50,8%) e na região lombar (39,3%). O índice de pessoas que disseram não sentir nenhum tipo de desconforto físico era de apenas 27,4%.

A solução: programa de ginástica laboral estruturado pela Labor Fit

O plano de ação traçado pela Labor Fit em conjunto com a equipe da Ceva Saúde Animal partiu do oferecimento de aulas posturais para conscientização dos colaboradores sobre a importância de uma boa postura, com foco em alongamentos.

Também foi desenhado um programa de ginástica laboral com o objetivo de reduzir os índices de desconforto sinalizados pelos colaboradores, gerar mais bem-estar e disposição aos profissionais.  

Naquele momento, as expectativas dos funcionários com a criação do programa também foram levantadas:

  • 90,5% disseram que esperavam que isso os ajudasse a melhorar a disposição para o trabalho;
  • 77,4% esperavam diminuir o desconforto físico durante o dia a dia laboral;
  • e 54,8% disseram esperar que a ginástica laboral os incentivasse a praticar mais exercícios físicos.

Os resultados: adesão de 90% dos profissionais e melhorias na qualidade de vida

Um ano depois, a Ceva Saúde Animal já tem bons resultados para contar. “Nossa adesão sempre foi boa, em campinas tivemos uma ação que melhorou a adesão, ano passado era de 45% após a ação em 2017 subiu para 90%”, conta o técnico de Segurança do Trabalho, Fernando Pinheiro.

Os resultados obtidos pela Ceva Saúde Animal mostram que iniciativas conscientes e estratégicas podem tornar o dia a dia laboral ainda mais saudável, promover satisfação e melhorar a produtividade das equipes.

E na sua empresa, já há um programa de qualidade de vida destinado a tornar os colaboradores mais saudáveis, felizes e produtivos? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo nessa missão!

Sobre a Labor Fit

Aqui na Labor Fit somos apaixonados em inovar e personalizar cada evento que realizamos. Cuidamos desde o detalhamento do planejamento, da organização e da execução em si como também atuamos em ações isoladas conforme demanda do cliente.

Temos uma equipe especializada na vertente pessoas que desenvolvem palestras e treinamentos com foco no desenvolvimento de equipes, líderes e também no alinhamento de cultura organizacional.

Também contamos com uma segunda equipe com foco em qualidade de vida e segurança que desenvolve semanas especiais, intervenções lúdicas, sessões de massagem e relaxamento, eventos de integração empresa/família, apoios de corrida e muito mais.

Nós acreditamos que, com estratégia e conhecimento, é possível preparar e realizar eventos alinhados com os objetivos do negócio e conseguir excelentes resultados!

FALE CONOSCO AGORA!

By | 2018-09-07T12:10:25+00:00 setembro 7th, 2018|Categories: Gestão da saúde corporativa|Tags: , |