Massoterapia traz bem-estar aos funcionários e melhores resultados às empresas

Entrevista com Paola Zordan, massoterapeuta da Labor Fit.

Se até pouco tempo, oferecer ginástica laboral e atividades recreativas para os colaboradores era suficiente, agora é preciso ir além. Muitas organizações têm investido em programas de Massoterapia para proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos seus colaboradores.

Sobre isso conversamos com Paola Zordan, massoterapeuta da Labor Fit. Ela nos contou como as empresas brasileiras têm aproveitado essa técnicas, falou sobre os benefícios e muito mais. Confira, a seguir!

Como as empresas brasileiras aplicam técnicas de massoterapia? Por que elas buscam este tipo de ação?

Acredito que hoje em dia, as empresas estão cada vez mais conscientes da importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho e também fora dele.  O estresse da vida urbana e o excesso e rapidez de informações da vida moderna são algumas das causas para que as pessoas busquem alternativas para se permitir uma pausa para olhar e cuidar de si. E no ambiente corporativo isso não é diferente. As empresas estão começando a enxergar o quanto podem ser beneficiadas cuidando de seus funcionários. É uma via de mão dupla. Esse fator associado a outros benefícios, se torna um diferencial no mercado.

Uma das formas de trazer bem-estar e qualidade de vida no ambiente corporativo, é através de técnicas de massoterapia. A mais utilizada hoje nas empresas é a Quick Massage, massagem rápida, com duração de cerca de 15 minutos, feita em uma cadeira própria e que abrange costas, pescoço, braços e cabeça. Existem outras técnicas como a reflexologia podal e o Shiatsu que também podem ser aplicadas, mas a mais comum é a Quick Massage, que por ser rápida, porém eficaz, consegue atender um número maior de colaboradores.

Que benefícios a massoterapia pode trazer para os profissionais? E para a empresa em si?

Como disse anteriormente, a preocupação com a qualidade de vida no ambiente de trabalho traz inúmeros benefícios tanto para os colaboradores quanto para a empresa em si.

Uma empresa que investe nos seus colaboradores se torna mais atrativa para novos talentos, assim como os retém por mais tempo. É perceptível também, uma melhora considerável na produtividade além do aumento da motivação dos funcionários que retomam as atividades com mais foco e disposição. Redução do absenteísmo é outro aspecto importante que beneficia a organização, sem falar na percepção do funcionário que a empresa está investindo em qualidade de vida.

Quanto aos benefícios aos colaboradores, podemos citar: redução de estresse e ansiedade, aumento da concentração e criatividade, alívio da tensão muscular, melhora do sistema imunológico, ativação da circulação sanguínea, equilíbrio emocional, diminuição do cansaço e prevenção de outras doenças.

Quais são as recomendações para as empresas que nunca fizeram sessões de quick massage, por exemplo? Como elas podem começar a usar essa técnica?

Eu penso que as empresas que nunca tiveram a oportunidade de conhecer melhor, deveriam buscar informações a respeito. Fazer uma pesquisa de custo-benefício. De como essa ação pode influenciar positivamente a organização e quem faz parte dela. Fazer uma pesquisa entre os funcionários, se eles são receptivos a esse tipo de benefício e como isso pode inspirá-los dentro da organização. A empresa pode começar incluindo o serviço em um evento como SIPAT por exemplo, para conhecer mais a fundo o serviço, como é realizado e o que ele oferece. Buscar empresas preparadas para isso, com profissionais qualificados que podem auxiliá-los e sanar qualquer tipo de dúvida é muito importante.

Sobre os profissionais que aplicam massoterapia nas empresas: quem são eles? Que formação devem  ter?

Os profissionais que aplicam a massoterapia no ambiente corporativo devem ser devidamente habilitados e capacitados para essa função. Geralmente técnicos massoterapeutas, mas também profissionais de saúde (educadores físicos e fisioterapeutas, sobretudo) que tenham cursos específicos na área/técnica a ser aplicada e possuam o conhecimento necessário para atuar. Conhecer as indicações e contra-indicações, seus efeitos, técnicas corretas de manipulação, higienização dos materiais a serem utilizados, cada detalhe é importante e fará toda a diferença no atendimento. O cuidado, a atenção,  o respeito, a ética e o profissionalismo com que se deve ser tratado cada cliente, deve ser o mesmo, seja no ambiente corporativo, ou fora dele.

By | 2018-09-09T13:22:02+00:00 agosto 27th, 2018|Categories: Inspirar Hábitos Saudáveis|Tags: , , |