Orientação postural no trabalho faz toda a diferença na saúde dos colaboradores

Entrevista com Tenile Casas, coordenadora operacional da Labor Fit.

Uma das causas dos altos índices de dores lombares no ambiente de trabalho é a postura inadequada dos colaboradores. Normalmente, isso se dá por falta de conscientização e, em alguns casos, porque as empresas não adaptam seu mobiliário à rotina dos colaboradores.

Nós conversamos com Tenile Casas, coordenadora operacional na Laborfit (foto). Ela nos contou porque muitas empresas ainda têm problemas como este, deu dicas do que fazer se não há verba disponível para contratação de uma empresa especialista no assunto e ainda relatou um case de sucesso.

Confira a seguir!

Blog Labor Fit: Quais são as principais queixas dos trabalhadores hoje com a postura corporal nas empresas?

Tanto nos clientes que atendemos de forma contínua, como nos clientes que realizamos trabalhos pontuais, frequentemente os colaboradores apontam desconfortos musculares e dores localizadas na região da coluna, em toda sua extensão. Contudo há maior incidência na região lombar. Outras regiões comentadas são punhos, antebraços, e ombros.

Blog Labor Fit: Por que geralmente as empresas buscam ajuda especializada para executar programas de orientação postural?

O Programa de Orientação Postural é uma excelente ferramenta de conscientização corporal, e atua diretamente no comportamento dos colaboradores e no melhor ajuste do mobiliário existente. Como o programa tem como característica a conscientização corporal para o trabalho, ele pode ser adotado pelo cliente em qualquer momento. Contudo, quando há uma demanda de queixas e afastamentos por desconforto osteomuscular, isso pode ser um indicador para se procurar ajuda especializada.

Blog Labor Fit: Uma empresa que tenha altos índices de afastamento por dores lombares, mas que não disponha de capital para modificar o mobiliário, por exemplo, pode fazer o que para melhorar a postura corporal de seus colaboradores?

É interessante que a empresa promova ações de conscientização sobre a importância da  boa postura. Também é indicado treinar os colaboradores a ter o melhor aproveitamento do recurso disponível. Orientar os colaboradores sobre a importância de ser ter um estilo de vida saudável faz toda a diferença. Um trabalhador ativo fisicamente tem maior possibilidade de se manter na postura adequada por mais tempo.

Blog Labor Fit: Conte-nos uma experiência, um case, do qual você ou sua equipe tenha participado.

Temos um case de sucesso muito interessante no segmento farmacêutico. Trata-se da empresa Superarx, que implementou um programa de orientação postural para seu pessoal de operação e do administrativo. O projeto abrangeu por volta de 90 colaboradores.

Nosso desafio era informar e conscientizar sobre a adoção de uma postura adequada frente ao posto de trabalho, com isso minimizar as sobrecargas musculares e diminuir o desconforto físico.

Fizemos uma avaliação individual dos postos de trabalho e das principais sobrecargas. Utilizamos orientações práticas para a conscientização da postura que deve ser adotada durante a atividade laboral. Além da orientação postural, disponibilizamos algumas ações para manutenção e aumento dos resultados.

Assim, a direção da Superarx conseguiu um levantamento em relação às posturas adequadas e inadequadas, para posterior comparação e histórico. Nós também criamos u

m material de informação e conscientização totalmente personalizado, em cima do que foi levantado. E já temos relatos dos colaboradores sobre redução nos desconfortos e até maior conforto em relação ao posto de trabalho.

By | 2018-09-09T13:26:10+00:00 agosto 20th, 2018|Categories: Inspirar Hábitos Saudáveis|