Os resultados do programa de qualidade de vida devem ser medidos e justificar os investimentos, afinal, se a empresa montou essa estratégia é porque espera retornos palpáveis.
É preciso tomar muito cuidado para que o programa não fique somente no campo subjetivo. Daí a importância de estruturá-lo e executá-lo com método e sempre em alinhamento com o planejamento estratégico do negócio.
Neste artigo, resolvemos listar quatro dicas que podem ajudar a elevar os resultados. O foco é o engajamento, a satisfação e a percepção dos colaboradores.
Continue lendo para entender!
Dicas para elevar os resultados do programa de qualidade de vida — 1. Capriche na comunicação interna
A comunicação interna é fundamental para o sucesso de um programa de qualidade de vida. É através dela que é possível chamar a atenção dos colaboradores para a importância de ter hábitos saudáveis e se engajar nas atividades propostas, entre outros fatores.
Por isso, é recomendado o uso de canais efetivos para levar mensagens certeiras ao público interno. Se na sua empresa a maioria de seus colaboradores trabalha em computadores, é interessante montar um portal ou hotsite que será alimentado regularmente com conteúdo sobre o programa.
Agora, se você precisa atingir um público que atua no chão de fábrica, por exemplo, poderá lançar mão de uma publicação impressa e de jornais murais.
Envolva o time de marketing para planejar e executar a comunicação em torno do programa de qualidade de vida. Também o RH pode ajudar, além, é claro, das lideranças que sempre podem reforçar as mensagens em reuniões com suas equipes.
2. Promova engajamento e crie indicadores para medi-lo
É também fundamental trabalhar o engajamento dos colaboradores. Isso faz toda a diferença.
Uma excelente maneira de promover engajamento é definir indicadores e comunicá-los aos líderes que, por sua vez, repassam aos seus subordinados. Periodicamente, estes indicadores podem ser analisados a fim de ter a certeza de que estão sendo cumpridos.
É possível medir a participação nas atividades, o número de faltas e afastamentos, o grau de satisfação percebido nos feedbacks das pessoas (que podem ser anônimos e colhidos em uma pesquisa online, por exemplo), entre outros.
3. Mensure a satisfação dos colaboradores com o programa
Quando se trabalha com o real conhecimento do perfil dos colaboradores, fica muito mais fácil estabelecer uma estratégia que gere satisfação.
E isso vai desde a escolha das atividades inseridas no programa até a forma de comunicar e colher feedbacks, passando por palestras de conscientização, entre outras iniciativas.
Você pode mensurar a satisfação por meio de pesquisas online, entrevistas formais e informais, entre outras maneiras. O importante é ter certeza que as pessoas estão satisfeitas com a iniciativa.
4. Mensure a percepção de resultados do programa
Por fim, também é preciso mensurar os resultados com base no que que foi definido no planejamento. Parta dos objetivos para verificar, por meio de questionários, entrevistas e coleta de depoimentos, como as pessoas estão percebendo resultados práticos em seu dia a dia laboral e em sua vida.
Tanto os responsáveis internos pelo programa quanto o fornecedor que executá-lo podem mensurar a percepção dos colaboradores acerca do programa.
Como estão os resultados do programa de qualidade de vida na sua empresa? Você gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!